Já inicio agradecendo a fidelidade dos novos leitores ao caderno semanal “Prosa & Opinião”, publicado neste jornal pioneiro, o Mais Minas. Chegamos ao nosso terceiro artigo e, antes de entrar propriamente no tema desta semana, quero destacar com carinho um comentário recebido sobre a coluna anterior, intitulada “Declínio dos Livros Impressos”. A leitora Iara Silva escreveu: “Nossa, que peso, Lourenzo! Que os livros possam sempre ocupar as prateleiras do nosso coração. Ontem mesmo eu estava em uma conversa com uma vizinha sobre voltar a ler mais”. É por manifestações como essa que esta coluna continua fazendo sentido. Vocês têm sido generosos comigo e, sobretudo, com a possibilidade de transformar opinião em diálogo.

Pensei muito sobre a liberdade editorial necessária para escrever este texto. Até o último domingo, eu tinha outro rascunho, um tema diferente e uma abordagem que me parecia interessante. Mas decidi me aprofundar em uma questão que atravessa minha própria existência: o racismo e os desafios de falar sobre relações raciais no Brasil. Como um jornalista jovem, negro e inserido em espaços de comunicação, cultura e literatura pode contribuir para o letramento racial e para a circulação de informações antirracistas? Acredito que esse seja um dos grandes desafios da comunicação contemporânea, mas também uma responsabilidade que não podemos ignorar.
Para compreender o racismo brasileiro, é necessário olhar para a história. A população negra foi submetida a séculos de escravização, violência, desumanização e exclusão social. A abolição formal da escravidão não significou, automaticamente, igualdade de oportunidades ou reparação das desigualdades produzidas por esse processo histórico. Muitas das estruturas sociais, econômicas e culturais construídas durante aquele período continuaram produzindo efeitos depois da abolição.
E é justamente aqui que começa o desconforto. Quem está disposto a olhar para essa ferida histórica? Talvez você não queira. Talvez falar sobre racismo provoque incômodo. Mas o incômodo, em determinadas circunstâncias, pode ser o primeiro passo para a reflexão. Quando uma sociedade se acostuma a não discutir suas próprias desigualdades, qualquer tentativa de nomeá-las parece uma provocação.
Há uma reflexão que insiste em me atravessar todos os dias enquanto homem negro ocupando espaços de visibilidade, intelectualidade e ascensão social: o racismo não será superado apenas com discursos superficiais sobre respeito ou diversidade. Ele exige profundidade, letramento racial, consciência histórica e coragem coletiva para encarar as estruturas que sustentam diferentes formas de violência contra pessoas negras há séculos.
Falar sobre racismo é falar também sobre relações de poder. É falar sobre mecanismos sociais e culturais que, historicamente, ajudaram a hierarquizar corpos, inteligências, afetos e oportunidades. Não se trata apenas de uma ofensa explícita ou de uma manifestação abertamente discriminatória. O racismo contemporâneo também pode aparecer no olhar, no silêncio, na suspeita e na dúvida permanente lançada sobre a presença negra.
Como homem negro, percebo diariamente que minha imagem pode ser interpretada antes mesmo da minha fala. Meu fenótipo chega antes do meu currículo. Meu corpo entra nos ambientes antes da minha competência. E isso produz uma experiência difícil de traduzir para quem nunca precisou conviver com a sensação de ser constantemente interpretado como ameaça, inadequação ou exceção.
Existe uma questão ainda mais profunda quando falamos sobre a presença negra na intelectualidade. Durante muito tempo, a produção de conhecimento, a literatura, a academia, o jornalismo e os espaços de autoridade intelectual foram apresentados majoritariamente a partir de perspectivas brancas. A presença negra nesses ambientes, embora historicamente existente e fundamental, muitas vezes foi invisibilizada, subestimada ou tratada como exceção. Por isso, quando um homem negro escreve, pesquisa, publica, ocupa espaços culturais ou simplesmente se posiciona intelectualmente, sua presença pode desafiar expectativas sociais que ainda permanecem enraizadas.
Há algo particularmente revelador na maneira como a sociedade enxerga pessoas negras consideradas “bem-apresentadas”, “articuladas”, “elegantes” ou “inteligentes”. À primeira vista, parecem elogios. Mas, dependendo do contexto, essas expressões podem carregar uma lógica profundamente problemática: a ideia de que sofisticação, beleza, inteligência ou competência seriam atributos inesperados em pessoas negras.
Entre o estereótipo e a intelectualidade: o lugar do homem negro
Quando alguém diz “você é bonito para um homem negro”, “você é um negro muito inteligente” ou “nem parece que veio da periferia”, talvez não perceba o que está escondido nessas frases. O elogio pode carregar uma comparação silenciosa, como se nossa humanidade precisasse ser validada pela aproximação com determinados padrões sociais historicamente associados à branquitude.
Pensadoras negras como Lélia Gonzalez contribuíram profundamente para a compreensão das particularidades do racismo brasileiro, inclusive das formas sutis pelas quais ele se manifesta sob discursos de cordialidade e integração. Djamila Ribeiro, por sua vez, ampliou o debate contemporâneo sobre racismo estrutural, lugar de fala e produção de conhecimento, ajudando a colocar em discussão quem historicamente teve o direito de falar, ser ouvido e ocupar espaços de poder.
Existe ainda uma dimensão cotidiana desse problema que não pode ser ignorada: o desgaste provocado pela vigilância constante, pelas microagressões e pela necessidade de provar valor repetidamente. Viver em alerta permanente pode ser emocionalmente exaustivo. Não é necessário que exista uma agressão explícita todos os dias para que uma pessoa negra perceba que está sendo observada de maneira diferente.
Nós, pessoas negras, somos frequentemente observados em detalhes. O cabelo, o cheiro, a roupa, a forma de falar, o lugar que frequentamos e a profissão que exercemos podem se transformar em objetos de julgamento. A questão não está apenas no julgamento individual, mas no conjunto de expectativas sociais que determina quem parece pertencer a determinado ambiente e quem precisa justificar sua presença.
Eu, enquanto jornalista, escritor e comunicador, percebo o espanto silencioso que minha presença ainda pode provocar em determinados ambientes. Como se ocupar cadeiras intelectuais, produzir cultura, escrever, pesquisar e construir pensamento crítico fossem territórios que historicamente não esperassem corpos negros como o meu. E talvez seja justamente aí que esteja uma das questões mais importantes desta coluna: por que a intelectualidade negra ainda precisa, tantas vezes, ser anunciada, explicada ou legitimada?
Não deveria ser necessário apresentar uma pessoa negra como “exceção” para reconhecer sua competência. Não deveria causar surpresa encontrar um homem negro escrevendo um livro, assinando uma coluna jornalística, participando de um debate intelectual, ocupando uma mesa cultural ou produzindo conhecimento. A intelectualidade negra não é uma novidade. Ela sempre existiu. O que muitas vezes faltou foi reconhecimento, espaço e disposição social para ouvi-la.
O mais doloroso é compreender que nem mesmo o sucesso, o estudo, a elegância ou o autocuidado anulam o racismo. Posso frequentar restaurantes, cafeterias, festivais culturais, lançamentos literários e espaços acadêmicos. Posso estudar, escrever e trabalhar. Ainda assim, o olhar da suspeita pode continuar me acompanhando. O currículo pode ser extenso, mas o julgamento racial pode chegar antes dele.
Um objeto desaparece e meu corpo pode se tornar alvo. Entro em uma loja e posso ser monitorado. Ocupo um espaço de destaque e minha presença pode ser tratada como exceção. Em determinadas situações, a minha competência precisa ser demonstrada antes mesmo de ser reconhecida.
O racismo não pede autorização para atravessar nossas vidas. Ele pode chegar antes da nossa apresentação, antes do nosso currículo e antes mesmo de qualquer palavra. Em segundos, pode reduzir uma pessoa a um estereótipo. E isso cansa. Cansa ser o único homem negro em determinados espaços, cansa perceber olhares desconfiados, cansa precisar provar competência repetidamente e cansa transformar sobrevivência em resistência diária.
Existem feridas que não aparecem imediatamente nas estatísticas, mas que podem habitar profundamente a experiência de uma pessoa negra. São marcas emocionais produzidas pela repetição da exclusão, pela violência simbólica e pela sensação de não pertencimento. São experiências que muitas vezes não aparecem em uma fotografia, em um currículo ou em uma biografia profissional, mas que ajudam a explicar por que ocupar determinados espaços também pode significar enfrentar barreiras invisíveis.
Ainda assim, existir sendo negro também pode ser um ato de afirmação. Amar a própria imagem em uma sociedade marcada por padrões que historicamente desvalorizaram características negras é resistência. Permanecer criando, escrevendo, comunicando e ocupando espaços é desafiar uma lógica histórica que tentou limitar nossas subjetividades.
Por isso, quando um homem negro ocupa um espaço de intelectualidade, talvez a questão não devesse ser se ele incomoda. A pergunta deveria ser por que sua presença ainda pode causar estranhamento. Por que um corpo negro em uma biblioteca, em uma universidade, em uma redação, em uma livraria, em uma mesa de debate ou diante de um microfone ainda pode ser interpretado como algo extraordinário?
O racismo não produz apenas consequências materiais. Ele também pode atingir identidades, memórias, autoestima e perspectivas de futuro. Por isso, combatê-lo exige mais do que discursos prontos para as redes sociais. Exige educação, escuta, revisão de comportamentos, políticas públicas, responsabilidade institucional e disposição para reconhecer desigualdades historicamente produzidas.
Talvez este texto incomode. E talvez precise incomodar. Não porque o objetivo seja acusar indivíduos indistintamente, mas porque uma sociedade que deseja superar o racismo precisa ser capaz de olhar para aquilo que preferiria não enxergar. O debate racial não pode existir apenas quando uma tragédia acontece ou quando uma pauta ganha visibilidade. Ele precisa fazer parte da educação, da cultura, da comunicação, da política, da literatura e das relações cotidianas.
Então volto ao título desta coluna: um homem negro incomoda quando ocupa espaços de intelectualidade? Talvez a resposta esteja menos no homem negro e mais na estrutura que ainda determina quem parece naturalmente pertencente a determinados lugares. Quando a presença negra é considerada exceção, o problema não está na presença. Está na expectativa construída antes dela.
Eu sigo escrevendo porque acredito que a palavra também ocupa espaços. Sigo produzindo porque acredito que a cultura transforma percepções. Sigo comunicando porque acredito que informação também pode romper silêncios. E sigo ocupando espaços porque não quero que a próxima geração de homens e mulheres negros precise pedir licença para existir intelectualmente.
A intelectualidade negra não precisa de autorização para existir. Ela precisa ser reconhecida, ouvida e respeitada como parte legítima da produção de conhecimento, cultura e pensamento deste país. E, enquanto houver quem se incomode com isso, continuaremos fazendo aquilo que historicamente tentaram nos impedir de fazer: pensar, escrever, criar, questionar e ocupar.
por Lourenzo – Negro, intelectual e sem pedir licença.


Comentários
Contribua com informações, contexto e opiniões sobre a notícia. Mantenha o respeito aos demais leitores.
Comentar como visitanteSem criar uma conta⌄