Documentos preservados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ajudam a reconstruir episódios da escravidão no Brasil, e mostram como pessoas negras recorreram à Justiça para defender a própria liberdade. O material está no Arquivo Permanente do tribunal, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que reúne aproximadamente 600 mil processos.

Entre os registros encontrados estão casos de pessoas escravizadas que conseguiram impedir a própria venda ao apresentar documentos que comprovavam sua alforria. Os processos revelam tanto a violência institucionalizada do período quanto as estratégias utilizadas por aqueles que buscavam escapar da condição de escravidão.
Em um dos casos identificados, um grupo de pessoas havia sido penhorado e estava ameaçado de ser levado a leilão. A situação mudou quando os envolvidos apresentaram à Justiça cartas de liberdade concedidas anteriormente por seus antigos proprietários. Os documentos foram reconhecidos, e a liberdade dessas pessoas foi garantida.
Para os profissionais responsáveis pela preservação do acervo, registros como esses permitem compreender o passado para além das narrativas tradicionais, reconhecendo a atuação da população negra na luta por direitos.
Carta de alforria era levada no bolso
Um dos documentos preservados chama a atenção pelas condições físicas do papel. Datada do século XIX, a carta de alforria estava dobrada diversas vezes, até adquirir um tamanho bastante reduzido.
A coordenadora do Arquivo Permanente do TJMG, Sônia Santos, avalia que o desgaste pode indicar que o homem liberto carregava o documento consigo para comprovar sua condição. Mesmo após receber a liberdade formal, ele possivelmente precisava apresentar a carta diante de abordagens e situações em que sua condição poderia ser questionada.
O episódio evidencia a distância entre o reconhecimento jurídico da liberdade e a possibilidade de exercê-la sem perseguição. Ao comentar o caso, Sônia também relacionou os registros históricos à permanência do racismo estrutural na sociedade brasileira.
Pessoas escravizadas eram usadas para garantir dívidas
O acervo também reúne documentos que mostram como pessoas escravizadas eram tratadas como bens passíveis de negociação e utilizados em operações financeiras. Entre os registros, há referências ao Banco do Brasil, que aceitava pessoas escravizadas como garantia para a execução de dívidas de fazendeiros e comerciantes.
A historiadora do TJMG Júlia Pazzini destaca que esses documentos evidenciam a desumanização imposta pelo sistema escravista. Naquele contexto, pessoas negras podiam ser vendidas, alugadas ou penhoradas, submetidas a mecanismos que as reduziam à condição de propriedade.
Para a pesquisadora, o contato com esse material também exige uma reflexão sobre a necessidade de reconhecer as violências do passado e discutir formas de reparação histórica.
Preservação ajuda a compreender o passado
O trabalho de organização e conservação dos processos também impacta os profissionais que lidam diretamente com a documentação. Marcus Vinicius Ferreira, encarregado de serviços que atua no arquivo há dez anos, relata que analisar inventários e encontrar registros de pessoas tratadas como patrimônio provoca uma percepção diferente daquela construída apenas pelo estudo escolar.
A gerente de Gestão Documental do TJMG, Giselle Cesário, ressalta que a preservação dos documentos permite garantir acesso a informações e transformar registros administrativos em fontes para a pesquisa histórica.
Além de preservar a memória institucional, o arquivo contribui para investigar as estruturas sociais e econômicas que sustentaram a escravidão em Minas Gerais. Os processos permitem identificar práticas de violência, mas também recuperar histórias de pessoas que buscaram fazer valer sua liberdade diante das instituições da época.







Comentários
Contribua com informações, contexto e opiniões sobre a notícia. Mantenha o respeito aos demais leitores.
Comentar como visitanteSem criar uma conta⌄